SELÉNIO

O que é o Selénio e como exerce a sua actividade O Selénio é um elemento não metálico, que existe em pequeníssimas concentrações no nosso corpo, mas que desempenha um papel fundamental para o equilíbrio e manutenção da nossa saúde, através da incorporação como seleniocisteína nas chamadas selenioproteínas. O que são Selenioproteínas São as proteínas…

Ler Mais

DISRUPTORES ENDÓCRINOS – O QUE SÃO

As hormonas são como vimos mensageiros químicos, secretados principalmente pelas glândulas, que chegam às células onde actuam em receptores, “viajando” através da corrente sanguínea. Elas controlam como vimos todas as funções do nosso corpo: a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o açúcar no sangue, a fertilidade, a função imunológica, o nosso humor e emoções, a…

Ler Mais

MODULAÇÃO HORMONAL vs REPOSIÇÃO HORMONAL

Há tempos que estou para escrever sobre isto, dadas as dificuldade de grande parte dos médicos (sobretudo) perceberem o que é a “Modulação Hormonal”. Eu diria que a modulação hormonal é o conjunto de todas as medidas que podemos utilizar para melhor fazer com que todos o processo hormonal se efectue da melhor maneira, para…

Ler Mais

DORES DE CABEÇA (CEFALEIAS) E HORMONAS

Há vários tipos de cefaleias, e podem estar relacionadas com distúrbios hormonais pelo que devemos estar conscientes destas situações. O cérebro em si não tem receptores para a dor. Os receptores encontram-se nos vasos sanguíneos ( que podem dilatar-se ou contrair-se), nos músculos do pescoço e da cabeça que podem ficar “tensos”, nas articulações da…

Ler Mais

HORMONAS E CANCRO

Vou tentar resumidamente explicar porque penso que este problema da eventual relação do cancro e hormonas (não bioidênticas) nunca vai ter consenso. Em primeiro lugar há um facto que temos de compreender e se calhar nunca pensámos nele: só se fala dos estudos “positivos”, quer isto dizer, de estudos onde a conclusão foi de que…

Ler Mais

O QUE É A MEDICINA ANTI-ENVELHECIMENTO

A Medicina anti-envelhecimento, até há pouco tempo tida como uma “fantasia”, uma especialidade “não científica” e pouco credível, é hoje uma realidade bem definida e cientificamente comprovada. O interesse no anti-envelhecimento hoje em dia estende-se a toda a população e é bom que os médicos estejam na vanguarda deste conhecimento para não serem ultrapassados caindo…

Ler Mais