Porque efectuar?

A realização do perfil hormonal na mulher é ainda mais importante do que no homem, dada a queda abrupta hormonal que se verifica na mulher.

Sinais como irritabilidade, ansiedade,  falta de sono, diminuição da líbido, tensão mamária, os chamados “hot flushes” (sensação de calor intensa), o aparecimento de períodos menstruais mais prolongados e fibromas, são sintomas e sinais de início de descompensação hormonal na mulher. É muito importante que a mulher não deixe passar estes sintomas desapercebidos, dado que reflectem um desiquilíbrio hormonal e o risco de desenvolvimento de patologia mamária e uterina. Acredita-se hoje que a relação hormonas/cancro é devida apenas ao facto da descompensação hormonal não ser corrigida de forma equilibrada.

Quando efectuar?

Correctamente, na década dos trinta, a mulher deveria realizar a sua “fotografia” hormonal. A importância de sabermos os nossos níveis hormonais neste período, prende-se ao elevado interesse em não ultrapassar estes níveis aquando da realização da terapêutica de compensação hormonal (TCH), um dia mais tarde.

Por exemplo um estado de excesso de estradiol não compensado com a progesterona pode originar doença mamária e uterina.

De facto, as hormonas no nosso organismo são como uma harmoniosa orquestra, em que tem de haver sintonia e equilíbrio entre os diferentes elementos que a compõem.

A TCH deve ser efectuada aquando do aparecimento dos primeiros sintomas.

O Laboratório tem uma importância fundamental no diagnóstico de um déficit hormonal, efectuado pela história clínica, sinais e sintomas observados na utente e confirmação laboratorial.

Dada a larga margem do intervalo de referência das análises, que abrangem cerca de 95% da população para aquelo sexo e idade, a interpretação deve ser cuidada e o sentido crítico utilizado, datribuindo-se mais importância à clínica em caso de discrepância.

A primeira hormona a baixar na mulher é a progesterona e a DHEA, o que leva a alteração típicas do climatério, muitas vezes precoce.As hormonas existem naturalmente no nosso organismo. A diminuição gradual dos níveis das hormonas ou o seu desiquilibrio favorecem o aparecimento de múltipla patologia, estando relacionado além das já referidas com a D. de Alzheimer, a patologia cardiovascular, osteoporose, fibromialgia, etc.

Prevenir é proteger. Faça o seu perfil hormonal o quanto antes e ao primeiro sintoma de alerta efectue a sua consulta anti-aging.

Como posso fazê-lo?

Deverá tirar sangue e trazer urina de 24h. A colheita deve ser efectuada num timing determinado.

As terapêuticas utilizadas por nós são terapêuticas com hormonas bioidênticas, de estrutura semelhante às naturalmente produzidas pelo nosso organismo, o que facilita a sua acção, tem menos efeitos secundários e minimiza a lesão do fígado.

Preencha o questionário e pode marcar a sua consulta pelo número 217993338