Caro utente,
A primeira consulta pode ter a duração de uma ou duas horas. Na primeira hora efectuamos o seu exame global de saúde, conversamos sobre os cinco pilares da MAE, com incidência à modulação hormonal, os benefícios e riscos de que se fala. Na segunda hora, marcada ou não em conjunto, efectuamos a proposta e explicação terapêutica. Caso traga já todos os exames habitualmente necessários (ver abaixo), deverá sempre marcar duas horas caso se trate de consulta de menopausa. Nenhum tratamento pode ser instituído nesta situação sem explicação prévia do que se vai fazer e de como o utente deve colaborar. A medicina anti-envelhecimento (MAE) assenta em cinco pilares que são a nutrição, suplementação alimentar, exercício físico, hábitos de vida saudáveis e a modulação hormonal, fundamental e quase sempre imprescindível.

As consultas seguintes

As consultas seguintes são de aproximadamente uma hora. Há sempre muita coisa para se explicar nesta matéria, o que vamos fazendo conforme o tempo que temos. Estas consultas terão peridiocidade variável sendo em média após a primeira dois ou três meses e após esta quatro meses. Depois são mais espaçadas de um modo geral, sendo que após um ano, mais ou menos os utentes vêm de 10 em 10 meses ou de ano a ano.

Exames a Trazer

Os exames geralmente necessários são:

Mulher:

Rx Tórax PA; Ecografia abdominal e renal, Mamografia e ecografia mamária com menos de um ano (se idade superior a 40 anos); Ecografia ginecológica com sonda endo vaginal e supra-púbica com menos de 3 meses; Ecodoppler carotídeo com medida da espessura da íntima/média; Ecografia tiróideia. Se tem mais de 50 anos, também a osteodensitometria. Análises do “perfil hormonal” que serão enviadas para o seu e-mail. Jovens necessitam apenas de ecografia tiroideia e ginecológica.

Homem:

Rx Tórax PA; Ecografia abdominal e renal;  Ecografia tiróideia; Ecodoppler carotídeo com medida da espessura da íntima/média. Se tem mais de 60 anos, também a ecografia prostática com sonda transrectal. Análises do “perfil hormonal” que serão enviadas para o seu e-mail. 

A Nossa Clínica

As análises clínicas do perfil hormonal deverão ser efetuadas preferencialmente no Grupo Joaquim Chaves ou Labco. Temos uma Unidade de Colheita mesmo em baixo da Clínica, no 1º andar. Não efetuar as análises em jejum por favor. O não estar em jejum é muitas vezes uma “prova diagnóstica”. Não temos qualquer tipo de “negócio”com nenhum Laboratório, Clínica ou Farmácia. Recomendamos estes pois reconhecemos muito a sua qualidade técnica e trabalham nas unidades em que estamos habituados a raciocinar. Resultados fiáveis são fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho e do vosso bem-estar. A Clínica Dr Joaquim Chaves tem, além do mais, uma tabela especial para os utentes particulares da nossa Clínica, a tabela CDI que deverá referir na Unidade de Colheita onde se dirigir, caso hajam análises não comparticipadas pelo seu subsistema ou seja uma entidade Particular, para beneficiar dela. Para os exames de imagem recomendamos o IMI (Imagens Médicas Integradas) que de igual forma, e apenas para os exames de imagem, não para os exames analíticos, dispõe de uma tabela especial para os nossos utentes particulares, a tabela CDI. Também dispõe de uma unidade mesmo ao nosso lado no número 99 da Avenida da República. Farmácias que têm tudo o que habitualmente precisamos: Farmácia dos Clérigos no Porto, Farmácia Apolo 70 e Farmácia Aguiar em Lisboa.

Muitos cumprimentos,

Ivone Mirpuri